Sem-abrigo recebe 100 euros para tatuar nome de noivo na testa - TVI

Sem-abrigo recebe 100 euros para tatuar nome de noivo na testa

  • AFO
  • 31 jul 2018, 20:23
Mendigo recebe 100 euros e em troca faz tatuagem na testa

Um grupo de turistas ingleses festejou uma despedida de solteiro na localidade espanhola de Benidorm e decidiu divertir-se à custa de um mendigo, num caso que está a causar indignação

Um grupo de turistas ingleses, que viajou até Benidorm, em Espanha, para celebrar uma despedida de solteiro, pagou 100 euros a um sem-abrigo para tatuar o nome e a nova morada do noivo na testa.

"Jamie Blake, North Shields, N28", foi o que ficou tatuado na testa de Tomek, um polaco de 34 anos. A tatuagem não foi um desejo seu, mas do noivo Jamie Blake e dos amigos, que acharam graça que o sem-abrigo ficasse com o nome e a nova morada do noivo bem visíveis. E para que a brincadeira não passasse despercebida, postaram a fotografia no Facebook, que acabou por ser removida depois de vários comentários que condenavam o ato.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, o caso foi denunciado pela Associação Empresarial Britânica de Benidorm. A presidente da associação, Karen Mailing Cowles, tomou conhecimento do incidente e localizou o homem que descobriu chamar-se Tomek.

Cowles, que por coincidência é casada com um profissional de tatuagens, revelou que Tomek lhe contou que viajou 2.700 quilómetros a pé da Polónia para Benidorm há três meses, depois de a relação com a namorada ter acabado e que é alcoólico. Contou também que dias após ter recebido a tatuagem, Tomek foi atacado quando dormia na praia, tendo-lhe sido roubados os 17 euros que sobravam do que tinha recebido pela tatuagem.

Se alguém oferece 100 euros a um sem abrigo, ele aceita”, afirmou. “É o que infelizmente acontece a pessoas vulneráveis. Ele estava envergonhado quando o encontrei porque estava cheio de areia porque tem estado a dormir na praia. Eu disse-lhe ‘vou tentar fazer alguma coisa para o ajudar’ e ele pegou na minha mão, beijou-a e disse ‘é um anjo'”.

Ao programa "Hoy por Hoy", da cadeia de televisão espanhola Ser, Karen Mailing Cowles revelou que, depois de ter observado a imagem na rede social, foi à procura da vítima.

Fiquei chocada com o nível a que o ser humano pode descer. Podia ser o meu filho!", disse.

De acordo com o que Tomek contou ao jornal espanhol El País, o grupo de amigos do noivo convenceu-o a deixar-se tatuar e foi com eles a um estabelecimento de tatuagens.

No programa da Cadena Ser, Karen Cowles criticou o comportamento do grupo de ingleses e fez questão de afirmar que se tratou de um ato desumano que deixou "a comunidade espanhola bastante desgostosa com o que acontecera", bem como os turistas que souberam do facto. A responsável criticou uma atitude tão inacreditável como a de "a troco de algum dinheiro, houvesse pessoas que se quisessem divertir com seres humanos que vivem em condições tão vulneráveis".

Para Karen Cowles, esta é também a altura própria para se avaliarem certos tipos de comportamentos dos turistas ingleses no estrangeiro: "Precisamos de analisar as atitudes de quem acha que tudo pode fazer quando está de férias".

Tomek foi pago para tatuar “Jamie Black, North Shields, N28”, mas não conseguiu terminar o desenho devido às dores.

O plano inicial de Crowles era angariar dinheiro para assegurar que Tomek pode remover a tatuagem, mas depois de o conhecer decidiu ir mais longe.

Esta tatuagem ofensiva deve ser removida para que se mostre de forma clara que não se podem aceitar todos os comportamentos, mas o resto da vida dele também é muito importante”, disse ao The Guardian. “Ao conhece-lo, percebi que tem muitas necessidades. Quero dar-lhe a ajuda que ele precisa.”

De acordo com o Chronicle, o noivo já negou o envolvimento no caso, que disse poder custar-lhe o emprego. Apesar de admitir que tinha estado a beber em bares com cerca de 30 amigos na noite da despedida de solteiro, afirmou que não assistiu ao momento em que Tomek fez a tatuagem. Jamie Blake disse que ficou alcoolizado e foi-lhe pedido para abandonar o bar, tendo-se separado dos amigos. O inglês garantiu que só soube do caso quando os amigos e familiares o contactaram a partir do Reino Unido para perguntar se era ele que estava nas notícias.

 

 

 

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos