Papa lamenta consequências terríveis» da guerra - TVI

Papa lamenta consequências terríveis» da guerra

Um milhão assiste a missa de Bento XVI no último dia de visita a Angola

Relacionados
O Papa Bento XVI lamentou, no última dia de visita a Angola, as «consequências terríveis» dos 27 anos de guerra civil no país, «uma realidade familiar» em todo o continente africano, refere a Lusa.

O Sumo Pontífice usou termos como «ódio», «voragem» ou «vingança» para descrever aquilo que é o fruto das opções pelo conflito armado. «As nuvens do mal obscureceram tragicamente África, incluindo esta amada nação angolana», declarou, acrescentando que a população deve pensar «no flagelo da guerra, que priva as gerações futuras dos recursos de que terão necessidade para criar uma sociedade mais solidária e justa».

Perante quase um milhão de fiéis, na homilia de uma missa celebrada em conjunto com os bispos da IMBISA, que reúne os prelados da África Austral, o chefe da Igreja católica voltou a criticar o aborto, sublinhando o «insidioso espírito de egoísmo, que fecha os indivíduos em si mesmos, divide famílias e elimina vidas humanas inocentes».

Num espaço de 20 hectares, a 14 quilómetros de Luanda, o pontífice pediu aos crentes que «pratiquem a verdade». «Não tenhais medo», pediu, mesmo que isso pareça «um sinal de contradição» face a «comportamentos duros e uma mentalidade que vê os outros mais como instrumentos a usar do que como irmãos e irmãs».

O Papa pediu a «todos os jovens em África» para começarem, «desde hoje», a fazer o caminho que conduz à «amizade com Jesus», como facto de garantia de «esperança» no futuro do país e a «promessa de um amanhã melhor».
Continue a ler esta notícia

Relacionados