França: "Um novo atentado foi evitado" - TVI

França: "Um novo atentado foi evitado"

Sete homens foram detidos durante uma operação antiterrorista em Estrasburgo e Marselha na noite de sábado para domingo. Detidos têm entre 29 e 37 anos e são de nacionalidade francesa, marroquina e afegã

Sete homens foram detidos durante uma operação antiterrorista em Estrasburgo e Marselha, em França, na noite de sábado para domingo. De acordo com o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, "um novo atentado foi evitado" graças à investigação da procuradoria geral da República de Paris.

Em conferência de imprensa, o ministro revelou que os suspeitos detidos são de nacionalidade francesa, marroquina e afegã e têm entre 29 e 37 anos. Seis dos homens era desconhecidos dos serviços secretos, enquanto "um cidadão marroquino estava assinalado por um país parceiro". 

Segundo Cazeneuve, "nunca a ameaça terrorista foi tão elevada" no território francês e a "mobilização dos serviços anti-terrorismo é total", estado "todos os meios (fiscais, humanos, materiais e legais) implementados para o combate de estado de urgência".

O jornal Le Figaro avança que dois dos homens foram detidos durante a madrugada de domingo em Marselha e outros quatro em Estrasburgo.

Esta operação policial, realizada no âmbito de uma investigação que durava há oito meses, foi realizada de urgência "com base em indícios sérios" de que um novo atentado estaria a ser preparado para este fim de semana.

Estas detenções acontecem menos de uma semana antes da abertura do famoso mercado de Natal de Estrasburgo, que atrai cerca de dois milhões de pessoas à cidade.

Desde o início do ano foram feitas 418 detenções.

Continue a ler esta notícia