Van Gogh: pintor morreu ao ser atingido por bala perdida - TVI

Van Gogh: pintor morreu ao ser atingido por bala perdida

Auto-retrato de Van Gogh

Nova biografia garante que artista não se suicidou

O que se sabia, até agora, era que Vicent Van Gogh (1853-1890) se tinha suicidado a 29 de Julho de 1890, com 37 anos, num campo de trigo em Auberge Ravoux, no sul de França, com um tiro no peito. O pintor morreu dias depois por causa do ferimento. A arma nunca foi encontrada.

A nova biografia sobre o pintor holandês agora publicada conta outra versão. Os escritores Steven Naifeh e Gregory White Smith afirmam que Van Gogh foi morto com uma bala perdida, disparada por jovens enquanto brincavam.

A nova biografia está à venda desde esta segunda-feira, nos Estados Unidos, e conta a história do infortúnio do artista, que, durante a sua vida, não conseguiu vender um único quadro.

A revelação de que Van Gogh não se teria suicidado mas sim morrido vítima de uma bala perdida foi adiantada em 1890 por um jovem de 16 anos, mas ninguém acreditou na versão.

Os autores de «Van Gogh: The Life» tiveram acesso a fundos do Museu do artista e a cartas escritas pelo pintor para a sua família, nunca antes publicadas.
Continue a ler esta notícia