Big Ben está a inclinar-se a olhos vistos - TVI

Big Ben está a inclinar-se a olhos vistos

Big Ben (Arquivo)

Terreno onde o marco turístico de Londres está construído está a ceder. Autoridades garantem, ainda assim, que não há razão para alarme

O Big Ben está a inclinar-se de dia para dia. A velocidade de inclinação é tal que, de acordo com a Reuters, citando um relatório encomendado pelo Metro de Londres e pelo Parliamentary Estates Department, o fenómeno já pode ser «cronometrado a olho nu».

De acordo com o relatório, a torre de 96 metros acabada de construir em 1858 está a afundar, à medida que o terreno está a ceder. Só que está a afundar de forma desequilibrada o que o faz inclinar para noroeste.

«A inclinação já é visível. Pode observá-la, se ficar na Praça do Parlamento e olhar para Leste, em direcção ao rio. Já observei turistas a tirar fotografias e a dizer: "não me parece que esteja exactamente vertical"», disse o investigador do Imperial College de Londres, John Burland, citado pelo «Sunday Telegraph».

O nível de inclinação tem acelerado desde 2003, aumentando para 0,9 milímetros por ano. As autoridades não consideram, contudo, estes níveis ainda inseguros.

Os especialistas consideram que a culpa da cedência do terreno pode estar relacionada com as construções subterrâneas, nomeadamente a construção de um parque de estacionamento subterrâneo, no início dos anos 70 e a extensão da linha do Metro.
Continue a ler esta notícia