Um homem de 28 anos morreu após tentar comer cinco bolas de onigiri (as típicas bolas de arroz japonesas), em apenas três minutos, num concurso de velocidade a comer. O incidente ocorreu em Shiga, no Japão, refere a BBC.

O homem caiu no palco do evento, antes de colocar a última bola de arroz na boca. Foi socorrido de imediato e levado para o hospital, de acordo com informações da organização do concurso à imprensa japonesa, mas acabou por morrer três dias depois, no hospital.

O concurso, que testa qual o participante mais rápido a comer bolas de arroz, faz parte de um dos eventos tipícos da província de Shiga - o “Festival da Amizade”. Organizado pela Cooperativa Japonesa da Agricultura, serve para ajudar a promover os produtos agrícolas locais.

A organização apresentou os sentimentos na página oficial do site, mas não divulgou detalhes do incidente, por respeito à família.

Especialistas alertam para estas competições, acrescentando que, para além de existir um grande risco de asfixia, também podem danificar o estomâgo e o esófago dos participantes.