Tailândia: explosões fazem pelo menos quatro mortos - TVI

Tailândia: explosões fazem pelo menos quatro mortos

Explosão na Tailândia

Desde esta quinta-feira à noite que a zona turística da Tailândia tem sido alvo de explosões. Para além das vítimas mortais há ainda mais de 20 feridos

Pelo menos quatro pessoas morreram em várias explosões de bombas nas últimas 24 horas na Tailândia, na estância turística de Hua Hin e províncias do sul, de acordo com as autoridades do país.

Em Hua Hin, duas bombas explodiram esta sexta-feira de manhã, matando duas pessoas e ferindo mais de vinte, segundo um responsável pela administração local citado pela agência de notícias AFP.

Ainda segundo a AFP, houve mais duas explosões esta sexta-feira em Phuket, também um destino turístico balnear, e, ainda na quinta-feira, outras duas em Surat Thani e Trang.

Na noite desta quinta-feira, um duplo atentado fez um morto e nove feridos, entre os quais turistas, anunciou a polícia. 

A primeira bomba explodiu em frente a um 'pub'”, localizado na zona turística de Hua Hin, a duas horas de Banguecoque, mas ninguém ficou ferido."

A segunda explosão ocorreu a cerca de 50 metros, causando a morte a uma tailandesa e ferimentos em oito estrangeiros, incluindo dois holandeses, e num tailandês.

Os atentados ocorreram na véspera de um feriado nacional, o aniversário da rainha Sirikit, mulher do rei Bhumibol Adulayadej, de 88 anos, e que é o monarca há mais anos no poder, que se celebra na sexta-feira.

Os motivos para os atentado estão a ser investigados, bem como a identificação dos bombistas.

Os atentados e ataques na Tailândia são habituais no sul do país, devido a um conflito separatista que já matou mais de 6.500 pessoas desde 2004.

A Tailândia é neste momento governada por uma junta militar que tomou o poder em 2014, num golpe de Estado.

No fim de semana, foi aprovada em referendo a proposta de Constituição da junta militar.

O chefe da junta militar disse hoje que "as bombas querem semear o caos". Prayut Chan-O-Cha apelou à calma e disse não saber quem está por trás destes ataques.

O Governo português informou hoje que não tem conhecimento, até ao momento, de portugueses atingidos pelos ataques a bomba. De acordo com o gabinete do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, “até ao momento, não há informação de algum português envolvido nos incidentes na Tailândia”.

Continue a ler esta notícia