Rio de Janeiro: Governo de Lula reforça polícia com 800 militares do Exército - TVI

Rio de Janeiro: Governo de Lula reforça polícia com 800 militares do Exército

Onda de violência no Rio de Janeiro (Fonte: EPA/MARCELO SAYAO)

A violência já fez 38 mortos em cinco dias. Mais três carros foram incendiados durante a última madrugada, um deles em Ipanema

O Ministério da Defesa brasileiro anunciou, na noite desta quinta-feira, que vai reforçar a luta contra os narcotraficantes, no Rio de Janeiro, com 800 militares do Exército. É a resposta a um pedido do Governo estadual. Os 800 homens do Exército vão trabalhar em articulação com as forças da polícia do Estado do Rio de Janeiro, avança o jornal «O Globo».

A entrada dos militares no combate à violência é imediato e os soldados devem estar nas ruas ainda esta sexta-feira. O documento que autoriza o reforço, assinado pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, diz que os soldados serão «utilizados na protecção de perímetro de áreas conflagradas a serem tomadas pelas forças estaduais e pela Polícia Federal».

O Governo de Lula vai também mandar para o Rio dois helicópteros da Força Aérea, dez veículos blindados de transporte, e serão fornecidos, temporariamente, equipamentos de comunicação e óculos para visão nocturna.

Durante a madrugada desta sexta-feira, foram incendiados mais três carros. Um deles foi num bairro nobre de Ipanema, na Zona Sul. Ao todo, desde que começou esta leva de episódios de violência, já foram incendiados 42 carros.

De acordo com o jornal «Folha de São Paulo», até as 23:00 desta quinta-feira, a violência no rio de Janeiro já tinha feito 38 mortos.
Continue a ler esta notícia