Rio de Janeiro: pelo menos 30 mortos em onda de violência - TVI

Rio de Janeiro: pelo menos 30 mortos em onda de violência

Onda de violência no Rio de Janeiro (Fonte: EPA/MARCELO SAYAO)

Autoridades tiveram de utilizar blindados para entrar em bairros problemáticos

Relacionados
Pelo menos 30 pessoas já morreram no Rio de Janeiro na onda de violência que estalou no início desta semana na cidade brasileira, disse a Polícia Militar. Numa altura em que as autoridades tentam travar os grupos de traficantes, foram utilizados carros blindados.

Ao quinto dia de uma verdadeira batalha urbana que se trava em zonas mais pobres da cidade, as forças de segurança foram reforçadas com mais 200 agentes, que se juntaram aos 150 elementos do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Foram também utilizados quatro blindados desta unidade e seis da marinha, dá conta o site «G1», da Globo.

A edição electrónica do jornal «Estado de São Paulo» noticia que só esta quinta-feira foram detidas 11 pessoas. Foram ainda apreendidos explosivos, que teriam como finalidade ser usados em novos ataques contra as autoridades. A publicação salienta que foram incendiados pelo menos 28 veículos, entre eles 11 autocarros.

Em Vila Cruzeiro, no norte da cidade, vários destes veículos foram usados pelos grupos de traficantes como barreiras contra a polícia. Mas as autoridades dizem ter controlado a zona.

Esta onda de violência iniciou-se no domingo, com ataques a esquadras de polícia e viaturas a serem incendiadas.

As autoridades pensam que estas acções foram realizados a mando de líderes de grupos de traficantes presos, como uma forma de retaliação pela acção da polícia, que tenta restabelecer a ordem em mais de uma dezena de favelas da cidade.

O coronel Carlos Chagas, comandante de um batalhão logístico da marinha, disse, citado pela Reuters, que as operações não têm um prazo para terminar.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE