Sampaoli exige 5 milhões de euros à federação do Chile - TVI

Sampaoli exige 5 milhões de euros à federação do Chile

Jorge Sampaoli

Atual treinador do Santos quer receber reembolso de impostos e fala em «prejuízo da honra»

Relacionados

Jorge Sampaoli, atual treinador do Santos, avançou com um processo judicial contra a federação chilena, exigindo uma indemnização de 5 milhões de dólares, por não lhe ter sido pago o reembolso de impostos, além de um alegado «prejuízo da honra». O treinador argentino comando a seleção chilena de 2012 a 2016.

Segundo adianta a agência AFP, a denuncia foi apresentada em março por Sampaoli e dois antigos adjuntos, mas a Federação do Chile só foi notificada pela justiça local na semana passada. Ao que tudo indica, os técnicos exigem uma compensação de 1,058 bilhões e pesos (1,5 milhões de euros) que pagaram referentes a impostos ao fisco chileno. No processo, eles afirmam que o montante deveria ser reembolsado após acordado com a diretoria da ANFP em novembro de 2015.

Além disso, os denunciantes exigem o pagamento de cerca de 3,4 milhões de dólares por terem sido acusados pela federação local de terem recebido 200 mil dólares para realizar palestras e assessorias num instituto de formação de treinadores e árbitros.

Sampaoli considera que esta acusação atingiu sua «honra», ao ser incluída numa queixa que a ANFP apresentou contra Sergio Jadue, antigo presidente da federação chilena que viajou do Chile rumo aos Estados Unidos em julho de 2016 após um acordo com a justiça americana para contribuir com seu depoimento no «FIFA gate».

Enquanto esteve ao serviço do Chile, Sampaoli conquistou a Copa América em 2015, o primeiro título futebolístico do país em competições internacionais de seleções.

Continue a ler esta notícia

Relacionados