Cratera gigante revela "profundezas" da Terra - TVI

Cratera gigante revela "profundezas" da Terra

  • AA
  • 8 mai 2018, 16:01
Nova Zelândia

Devido à profundidade da cratera que surgiu na Nova Zelândia, foi possível ver depósitos de rochas de um vulcão adormecido com mais de 60 mil anos

Um buraco gigante apareceu na Nova Zelândia e está a chamar a atenção da comunidade e dos especialistas, que já explicaram o que poderá ter originado esta rotura. 

A cratera formou-se perto de uma quinta, junto à cidade de Rotorua, na sequência de chuvas fortes que se fizeram sentir nos últimos dias.

De acordo com a imprensa internacional, o buraco tem cerca de 20 metros de altura e 200 de comprimento, pelo que devido à sua enorme profundidade foi possível ver depósitos de rochas de um vulcão adormecido com cerca de 60 mil anos. 

Isto é espectacular. É muito maior do que aquelas que eu estou habituado a ver", afirmou o vulcanologista Brad Scott à imprensa local.

Por ser uma zona conhecida pela sua atividade geotérmica, os especialistas acreditam que, ao longo dos anos, as chuvas intensas desgastaram o calcário subterrâneo, fazendo com que o solo se desmoronasse.

 

De acordo com o vulcanologista Brad Scott, é provável que a cratera aumente de profundidade nos próximos anos.

Isto ainda vai sofrer mais erosão... As bordas vão continuar a colapsar e o buraco vai-se expandir cada vez mais durante a próxima década."

 

 

Continue a ler esta notícia