Não há dúvida que a cabines telefónicas vermelhas são, a par dos autocarros de dois andares (também vermelhos), um dos símbolos do Reino Unido. E agora, quem quiser, pode comprar uma destas cabines por menos de 2 mil libras (cerca de 2400 euros), revela o jornal «The Times».

A companhia telefónica BT está a substituir as tradicionais cabines por equipamentos mais modernos.

O modelo «K6» foi produzido em 1936 para comemorar o 25º aniversário da coroação do rei George V. Desenhado pelo arquiteto inglês Giles Gilbert Scott (que até odiava a cor vermelha com que foram pintadas as cabines), o modelo tornou-se muito popular entre o público, e atualmente algumas destas velhas cabinas em desuso, algumas doadas pela BT a entidades sem fins lucrativos, são reutilizadas como centros de informação, esculturas, ou pequenos estabelecimentos comerciais.

«Agora pode comprar um ícone do design do século XX para a casa ou o jardim, ou ainda como presente para alguém que já tem tudo», disse ao «The Times» a diretora do departamento de cabines telefónicas da multinacional, Katherine Ainley.

Nos anos 60, havia 70 mil cabines do modelo «K6» no Reino Unido, que progressivamente foram substituídas por novos modelos. Atualmente, restam 11 mil cabines vermelhas desse modelos nas ruas britânicas, e há outras 51 mil de um modelo mais recente.