Drone quase choca com avião comercial em Los Angeles - TVI

Drone quase choca com avião comercial em Los Angeles

Lufthansa [Reuters]

Apesar do incidente, o avião da Lufthansa aterrou sem problemas no aeroporto na Califórnia

Um drone (aeronave não tripulada) esteve perto de embater com um avião de passageiros da companhia aérea alemã Lufthansa, quando este aproximava do aeroporto internacional de Los Angeles a 5.000 pés de altitude (cerca de 1500 metros), adiantaram esta sexta-feira as autoridades norte-americanas.

O drone voava apenas a 200 pés (61 metros) debaixo do avião comercial, o que levou a polícia de Los Angeles a desencadear uma busca para encontrar o proprietário da aeronave não tripulada, refere a agência EFE, citando os media locais.

O piloto do avião A380 da Lufthansa informou que um drone passou a cerca de 60 metros do aparelho, quando se dirigia para uma das pistas de aterragem", explicou em um comunicado o porta-voz para a divisão do Pacífico da Administração Federal da Aviação americana (FAA), Ian Gregor.

Apesar do incidente, o avião da Lufthansa aterrou sem problemas no aeroporto na Califórnia.

São cada vez mais frequentes os incidentes entre aviões e drones nos Estados Unidos. A FAA registou 238 casos em 2014 e 650 na primeira metade de 2015.

A Califórnia é o estado com maior número de denúncias de incidentes, segundo dados oficiais.

A falta de legislação no país relativamente à questão está a fazer com que os drones de tornem uma ameaça "real" para a aviação comercial. O alerta já tinha sido feito no mês passado pela Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA).

Continue a ler esta notícia