Mulher morre de cancro depois de receber pulmões de fumadora - TVI

Mulher morre de cancro depois de receber pulmões de fumadora

  • CM
  • 4 nov 2018, 12:26
Pulmões

Vítima recebeu transplante de uma mulher de 57 anos, que durante 30 anos fumou um maço de cigarros por dia

Uma francesa morreu de cancro depois de receber pulmões de uma fumadora, segundo uma investigação publicada na revista médica Lung Cancer, que alerta para o risco associado a estes dadores.

A doente de fibrose cística recebeu um transplante, em novembro de 2015, de uma mulher de 57 anos, que durante 30 anos fumou um maço de cigarros por dia.

A vítima era seguida desde criança devido à sua condição e, na sequência da rápida deterioração do seu estado de saúde, os médicos decidiram-se pelo transplante.

De acordo com a base de dados de dadores de órgãos, os pulmões transplantados pertenciam a uma mulher de 57 anos, que durante 30 anos fumou um maço de cigarros por dia”, indica o estudo conduzido por médicos da Universidade de Montpellier, em França.

De acordo com a investigação, os exames realizados à data da morte cerebral da dadora não revelaram qualquer anomalia.

Mas um ano e meio depois do transplante, em junho de 2017, a vítima foi hospitalizada em Montpellier, acabando por morrer dois meses depois, sem que qualquer terapia lhe fosse aplicada.

O curto período de tempo entre o transplante e a deteção de anormalias sugerem que a carcinogénese começou durante a vida da dadora”, defendem os autores do estudo.

Um cancro cujo desenvolvimento terá sido, também, acelerado devido aos tratamentos a que a paciente foi sujeita para não rejeição dos pulmões.

Dada a relativamente longa latência do cancro do pulmão, sugerimos que os transplantes de dadores fumadores sejam considerados com precaução”, concluiu a equipa liderada por Jean-Louis Pujol.

 

Continue a ler esta notícia