Manequins de crianças grávidas chocam Venezuela - TVI

Manequins de crianças grávidas chocam Venezuela

Manequins grávidas em Caracas (Reuters)

A campanha foi realizada em Caracas, por duas instituições sem fins lucrativos, para alertar para a gravidez infantil

Relacionados
Duas organizações sem fins lucrativos montaram uma montra com manequins grávidas no centro de Caracas, na Venezuela, pretendendo chamar à atenção para as elevadas taxas de gravidez infantil. As três manequins estão vestidas com fardas azuis da escola como as que são usadas no país pelas crianças até aos 15 anos.
 
Fundana e a Construyendo Futuros, as duas instituições por detrás da campanha, explicam que as táticas de choque são necessárias para controlar a gravidez na adolescência na Venezuela, sendo uma das taxas mais altas da América do Sul, representando 23% dos nascimentos no país. Em média, há uma menor de 18 anos a engravidar de três em três minutos, informa a agência Reuters.


Uns consideram a campanha grotescas, outros compreendem-na.
 
«Penso que é horrível. Se eu fosse mãe, não queria que as minhas crianças vissem isto», disse uma estudante de 18 anos, Kelly Hernandez, à agência de notícias.
 

«Sim, é perturbador vê-lo numa montra. Mas é verdade. Vêem-se raparigas grávidas a toda a hora nas ruas. Então isto obriga-nos a pensar no problema, não obriga?», afirmou a amiga, Auriselvia Torrealba, de 20 anos.

 
As instituições estão satisfeitas com a polémica e a publicidade que estão a ter. «Isto é um assunto tabu na Venezuela, queremos que as pessoas falem», afirmou Thalma Cohen, presidente da Construyendo Futuros.
 
Foi também gravado um vídeo de alerta, que mostra as caras incrédulas e consternadas de quem passa pela vitrina. A mensagem baseia-se em algumas frases-chave: «Uma delas pode ser tua filha!», «fala com os teus filhos» e «dá-lhes um futuro».
 
A montra ficará exposta durante um mês e depois poderá mudar-se para outros centros comerciais do país de 30 milhões de pessoas.

Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE