Procuradoria alemã entrega a tribunal extradição de Puigdemont - TVI

Procuradoria alemã entrega a tribunal extradição de Puigdemont

Ex-líder da Catalunha foi detido, no dia 25 de março, pela polícia alemã junto à fronteira com a Dinamarca

A Procuradoria-Geral alemã entregou ao tribunal de Schleswig a extradição de Carles Puigdemont pelos crimes de rebelião e desvio de fundos públicos, avança a Reuters

Em comunicado, o Ministério Público alemão pediu ainda que o tribunal mantenha o ex-presidente da Generalitat na prisão enquanto decorre o processo de extradição por considerar que há risco de fuga.

Os procuradores do estado de Schleswig-Holstein afirmam, em comunicado, que a acusação de rebelião incluía a realização de um referendo anticonstitucional, apesar dos confrontos violentos serem esperados.

"As autoridades espanholas acusam Puigdemond de ter decidido, a 28 de setembro de 2017, com os membros do governo da Catalunha, num encontro com as forças policiais catalãs, de que seria realizado um referendo para a independência da Catalunha, apesar do Tribunal Constitucional espanhol ter reiterado, nos anos anteriores, que se tinha provado que o mesmo era incompatível com a constituição espanhola. As forças policiais alertaram que, tendo em conta os violentos confrontos entre cidadãos e a Guardia Civil a 20 de setembro, era de esperar uma escalada de violência no dia do referendo (1 de outubro). No entanto, o governo autónomo da Catalunha decidiu realizar o referendo e as forças da polícia autónoma comprometeu-se a garantir que os apoiantes do processo conseguiriam votar".

Carles Puidgemont foi detido, no dia 25 de março, pela polícia alemã junto à fronteira com a Dinamarca no cumprimento de um mandado de detenção europeu emitido pela justiça espanhola.

Em 27 de outubro de 2017, Madrid decidiu intervir na Comunidade Autónoma, através da dissolução do parlamento regional, da destituição do executivo regional e da convocação de eleições regionais que se realizaram a 21 de dezembro último.

Continue a ler esta notícia