Puigdemont vai "lutar até ao fim" pela "liberdade na Catalunha" - TVI

Puigdemont vai "lutar até ao fim" pela "liberdade na Catalunha"

  • AR
  • 24 mar 2018, 19:09
Carles Puigdemont

“Por vocês, companheiros e companheiras que são reféns de um Estado repressor", escreveu no Twitter o ex-presidente da Generalitat

O ex-presidente do Governo Regional da Catalunha Carles Puigdemont afirmou este sábado que vai "lutar até ao fim" por todos aqueles que considera "reféns de um Estado repressor" e pela "liberdade na Catalunha".

Numa mensagem divulgada no Twitter, Puigdemont fez referência aos políticos catalães que foram detidos por ordem de um juiz do Supremo Tribunal de Espanha.

Obrigado pela vossa coragem, pela vossa força. Dignidade, admiração e respeito. Lutaremos até ao fim. Por vocês, companheiros e companheiras que são reféns de um Estado repressor, pela liberdade na Catalunha", escreveu na rede social.

 

O Supremo Tribunal espanhol decidiu na sexta-feira aplicar prisão efetiva sem fiança a cinco políticos independentistas catalães, acusados de delito de rebelião, no quadro da tentativa de criação de uma república independente na Catalunha.

O ex-presidente da Generalitat, refugiado há alguns meses na Bélgica, deslocou-se nos últimos dias a Helsínquia para dar uma conferência, uma deslocação destinada a internacionalizar o processo independentista da Catalunha.

O juiz do Supremo Tribunal espanhol Pablo Llarena emitiu também mandados de detenção europeus e internacionais contra seis dirigentes independentistas pelo seu papel na tentativa de secessão da Catalunha, entre os quais Carles Puigdemont.

Segundo o deputado finlandês Mikko Kärnä, Puigdemont já deixou Helsínquia na sexta-feira à noite.

Continue a ler esta notícia