O carro «milionário» do «Presidente mais pobre do mundo»  - TVI

O carro «milionário» do «Presidente mais pobre do mundo»

Presidente do Uruguai, José Mujica (REUTERS)

Chefe de Estado do Uruguai recusa oferta de um milhão de dólares que um xeque árabe lhe fez para comprar um Volkswagen Carocha azul-celeste de 1987

Os multimilionários do Médio Oriente raramente têm problemas para colocar as mãos nos carros que desejam. Mas há um modelo que está fora do alcance: o humilde Carocha do Presidente do Uruguai, José Mujica.

De acordo com a agência Reuters, Mujica revelou recentemente que um xeque árabe lhe ofereceu 1 milhão de dólares (cerca de 800 mil euros) pelo Volkswagen Carocha azul-celeste de 1987, e fotografias do veículo inundaram as redes sociais quando o ex-guerrilheiro de esquerda apareceu nele para votar na eleição presidencial de outubro.

Esta sexta-feira, o chefe de Estado dececionou qualquer pretenso comprador da raridade, que está avaliada em cerca de 2 255 euros. «Nunca o poderíamos vender porque foi uma oferta de amigos, que fizeram uma coleta para nos dar este presente», afirmou Pepe, como também é conhecido, falando também em nome da mulher, a senadora Lucía Topolansky. A declaração foi feita na alocução semanal na rádio, intitulada «Fala o presidente». Se o vendesse, referiu, «ofenderia» esses amigos.

José Mijuca a conduzir o Volkswagen Carocha de 1987 (Reprodução Facebook)



O Carocha tornou-se num símbolo do modo de vida austero do Presidente do Uruguai, que recusou mudar-se para o palácio presidencial e que doa boa parte do salário aos programas sociais do país. É esse o carro que José Mujica conduz todos os dias para fazer o percurso entre a pequena quinta onde mora e o palácio presidencial, em Montevideu.

Mujica revelou ainda mais pormenores da paixão pelos Carocha, dizendo que a primeira vez que viu um, nos anos 1950, o achou «horrível». Mas, «ao fim de alguns anos, quando tentávamos mudar a sorte do mundo em que vivemos, apaixonámo-nos por eles», explicou o ex-guerrilheiro de 79 anos, que está no poder desde 2010 e que no dia 1 de março de 2015 entrega o poder ao sucessor, que será eleito na segunda volta das presidenciais, a 30 de novembro.

 Na semana passada, a revista «Busqueda» tinha revelado que o Presidente uruguaio recebeu uma oferta de um milhão de dólares pelo carro. A oferta terá sido feita nos bastidores da cimeira G-77+China, que decorreu em junho, em Santa Cruz, na Bolívia.

«Fizeram-me a proposta», confirmou o Presidente à revista «Busqueda». «Fiquei um pouco surpreendido e, a princípio, não prestei atenção. Mas de seguida chegou outra proposta, e comecei a levar o assunto um pouco mais a sério». «De qualquer maneira, se isto se concretizasse, todo o dinheiro seria para o Plan Juntos», disse aquele que também é conhecido como sendo o «Presidente mais pobre do mundo».

 Mas agora parece que José Mujica não vai mudar de ideias. «Não sei se algum dia o Carocha vai embora», declarou esta sexta-feira. «Mas o que sei é que, enquanto eu estiver vivo, ele irá dormir na garagem», assegurou.

 

 

 
Continue a ler esta notícia