Polícia agride aluna em sala de aula nos EUA - TVI

Polícia agride aluna em sala de aula nos EUA

Incidente acontece numa altura em que as autoridades têm sido escrutinadas pelo uso excessivo de força, principalmente contra minorias

Um vídeo de um polícia a agredir uma estudante numa sala de aula está a chocar os Estados Unidos. O incidente aconteceu na segunda-feira, na Escola Secundária de Spring Valley, na Carolina do Sul, e foi divulgado no Twitter por uma estudante presente na sala.

Segundo a Reuters, o vídeo de 15 segundos mostra o agente Ben Fields, do departamento de Richland, a aproximar-se da rapariga, que estava sentada numa das secretárias da sala.

O xerife terá sido chamado para deter a estudante, que não lhe obedeceu quando lhe foi pedido para se levantar da secretária. No vídeo é possível ver o homem a agarrar a jovem pelo pescoço, a atirá-la para o chão com violência, arrastando-a depois pelo chão até a algemar.
 
Um dos alunos que estava na mesma sala de aula, contou no Twitter que a aluna "não fez nada para provocar o agente" e que "antes do vídeo estava realmente quieta". Segundo o mesmo aluno, o agente terá sido chamado à sala de aula para deter a aluna porque esta estava a "mascar pastilha elástica".
 

Já o professor, quando questionado se não se tinha sentido incomodado com o que tinha acabado de acontecer, afirmou que a aluna "devia ter cooperado" com o agente.
 

De acordo com Shaun King, jornalista do New York Daily News, 21 alunos daquele estabelecimento escolar revelaram que o agente envolvido no incidente de segunda-feira os tem "assustado" durante anos.
 
O departamento escolar para o qual o xerife foi destacado afirmou à emissora local WLTX, em comunicado, que o incidente está a ser investigado. 

“A segurança dos alunos é e sempre será a principal prioridade do distrito. O distrito não tolerará quaisquer atos que coloquem em causa a segurança dos alunos”.


Já o porta-voz do departamento do xerife de Richland, Curtis Wilson, afirmou que o xerife Leon Lott ficou “totalmente perturbado” com o vídeo, mas pediu às pessoas para reservarem o seu julgamento até ser concluída a investigação.
Wilson revelou ainda que a estudante foi detida por estar a “perturbar a aula” e depois entregue à família. Já o xerife Fields foi colocado em funções administrativas.
 

Nas redes sociais, o vídeo gerou uma onda de indignação e a hashtag #AssaultAtSpringValleyHigh subiu a tendência nacional no Twitter.

O incidente acontece numa altura em que as autoridades têm sido escrutinadas pelo uso excessivo de força, principalmente contra minorias, após as mortes de vários norte-americanos nos últimos dos anos.
Continue a ler esta notícia