Covid-19: autarca de Las Vegas ofereceu cidade para experiência sem medidas de contenção - TVI

Covid-19: autarca de Las Vegas ofereceu cidade para experiência sem medidas de contenção

Covid-19: presidente da câmara de Las Vegas oferece cidade para experiência de imunidade de grupo

Carolyn Goodman disse numa entrevista à CNN, onde tirou Anderson Cooper do sério, que ainda assim foi impedida pelas autoridades do estado do Nevada

Carolyn Goodman, a presidente da Câmara de Las Vegas, revelou numa entrevista ao jornalista Anderson Cooper, na CNN, que estaria interessada em transformar a cidade que preside num grupo experimental em relação à Covid-19, onde seriam levantadas todas as medidas de contenção, de maneira a perceber o que aconteceria, em comparação com as cidades onde as imposições em relação ao distanciamento social são mais apertadas.

Numa argumentação com o pivô do canal de televisão norte-americano, Carolyn Goodman admite que qualquer morte é um evento grave, porém o estado não tem de se subjugar à doença.

Temos 2,3 milhões de habitantes, perdemos 150, podia ser o seu irmão, a sua mãe, o seu pai, a sua avó, o seu avô, podia ser qualquer pessoa, qualquer morte é uma tragédia, mas temos 153 mortes face a 2,3 milhões de habitantes, temos de abrir, temos de voltar", garantiu a presidente, eleita de sem ligação a qualquer partido político.

Anderson Cooper refutou, colocando em cima da mesa a hipótese de serem precisamente as medidas de contenção as responsáveis pelo número baixo de mortes. Porém, a presidente de câmara não ficou convencida.

Como é que consegue garantir isso até termos um grupo de controlo, para fazer a experiência?" 

O pivô questionou, então, Carolyn Goodman se quer que os habitantes de Las Vegas façam parte de um grupo experimental, um grupo de controlo, para avaliar se a teoria do distanciamento social funciona ou não, contudo a presidente recusou a ideia que, hoje, já não é uma possibilidade.

Não coloque palavras na minha boca. O que eu disse foi que me ofereci para ser um grupo de controlo e foi-me dito pelo estado que não poderia fazer isso porque havia pessoas de outras partes do sul do estado que trabalham na cidade."

A conversa entre a autarca, que defende a reabertura da economia aparentemente a qualquer custo, e o jornalista continuou, com outros momento de tensão.  

Anderson Cooper tentou explicar a Carolyn Goodman que, na China, num restaurante, o ar condicionado foi responsável por infetar nove pessoas, evidenciando os riscos de retomar a normalidade, como nos tempos anteriores à pandemia, ao que a presidente de Câmara respondeu: "Anderson, você é difícil. Estamos de volta à China, isto não é a China, é Las Vegas, no Nevada." O pivô da CNN não conseguiu conter-se, e respondeu à presidente: "Uau, isso é mesmo ignorante".

Carolyn Goodman chegou a chamar "alarmista" ao profissional da CNN, depois de este a questionar sobre o perigo que pode constituir reabrir a cidade, tendo em conta os milhares de pessoas de outros estados que lá se deslocam para os restaurantes, os hotéis e os casinos, onde, por exemplo, tocam nas máquinas de jogo.

A autarca, que está a ser fortemente criticada pela intervenção que fez esta quarta-feira à noite na televisão norte-americana, afirmou ainda que uma situação como a pandemia "faz parte da vida".

Continue a ler esta notícia