Mais duas grandes empresas retiram sedes de Barcelona - TVI

Mais duas grandes empresas retiram sedes de Barcelona

  • 6 out 2017, 18:48

CaixaBank, que controla o português BPI, muda-se para Valência. Energética Gas Natural Fenosa também deixa Barcelona, devido à situação criada pelo referendo, e transfere a sede para Madrid

Depois do Sabadell, o conselho de administração do CaixaBank, banco que controla o BPI, decidiu esta sexta-feira em reunião extraordinária transferir a sua sede social de Barcelona para Valência, devido à possibilidade de uma declaração unilateral de independência da Catalunha.

O banco catalão adotou esta medida depois de o Conselho de Ministros espanhol ter aprovado um decreto-lei que facilita e acelera a tarefa das empresas que queiram mudar a sua sede social da Catalunha para outras regiões do país.

As empresas podem agora mudar a sede social sem terem de reunir a assembleia-geral de acionistas.

De Barcelona para Madrid

Já a espanhola Gas Natural Fenosa, vai transferir, temporariamente, a sua sede de Barcelona para Madrid, na sequência da possível declaração unilateral de independência da Catalunha.

A decisão foi tomada também esta sexta-feira, depois do conselho de administração ter reunido, numa sessão extraordinária.

A sede da multinacional espanhola vai ser transferida para a avenida San Luis, onde já se encontravam os escritórios da Gas Natural e cerca de 1.600 funcionários.

Continue a ler esta notícia