Detido por segurar um papel em branco - TVI

Detido por segurar um papel em branco

  • AG
  • 9 mai 2019, 16:11
Cazaquistão

Aslan Sagutdinov quis demonstrar que há falta de liberdade de expressão no Cazaquistão

Para testar os limites da liberdade de expressão no Cazaquistão, Aslan Sagutdinov foi para uma praça da cidade de Uralskon para ver se seria detido pelas autoridades por estar a segurar um papel em branco. O episódio aconteceu na segunda-feira e o jovem foi preso, como havia previsto.

Quero demonstrar que a idiotice é tão forte que a polícia me prende mesmo que não tenha nenhuma inscrição, nenhum slogan, sem cantar ou sem dizer nada”, disse o cidadão cazaque.

"Quero que isto pare, antes que se torne a Coreia do Norte”, reiterou o jovem

Sagutdinov, de 24 anos, veio depois divulgar no Facebook pessoal que, depois de ser detido, prestou declarações e foi libertado.

O jovem partilhou um vídeo do protesto nas redes sociais.

A situação ocorreu a um mês das eleições presidenciais no país, que se realizam em junho.

Recorde-se que, durante 30 anos, o Cazaquistão foi presidido por Nursultan Nazarbayev, que tomou o poder em 1989 quando o território ainda fazia parte da União Soviética. Recentemente, Nazarbayev demitiu-se e Kassym-Jomart Tokayev, que liderava o Senado, ficou como presidente interino.

A liberdade de expressão está consagrada na constituição do Cazaquistão, mas o país ocupa apenas o 158.º lugar na liberdade de imprensa, de uma lista de 180 países elaborada pelos Repórteres sem Fronteiras.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE