Justiça venezuelana liberta jornalista e prende deputado opositor - TVI

Justiça venezuelana liberta jornalista e prende deputado opositor

Detenção do deputado, antigo apoiante de Chávez, nada terá, no entanto, a ver com política

Um tribunal de Caracas mandou libertar, na quinta-feira, Guillermo Zuloaga, presidente do canal privado de notícias Globovisión. Contudo, Zuloaga fica proibido de sair do país.

«Hoje foi um dia inesperado. (...) ia a Bonaire e vinha, no meu avião. Ia como piloto o que me obriga a registar-me», disse Guillermo Zuloada, agradecendo o apoio do canal de televisão e dos jornalistas nacionais e internacionais.

Mas se Guillermo Zuloaga foi libertado, funcionários do Corpo de Investigações Científicas, Penais e Criminalísticas (CICPC) detiveram, também na quinta-feira, Wilmer Azuaje, deputado do Partido Humanista, um simpatizante do regime do presidente Hugo Chávez que passou para a oposição.

Azuaje foi algemado e detido na Divisão de Veículos do CICPC, depois de discutir porque os funcionários não o atendiam. De acordo com Ismael Garcia, do partido opositor Podemos, citado pelas agências internacionais, o deputado pretendia obter informações sobre um veículo roubado a um familiar e exaltou-se pela demora, mas o CICPC alega que agarrou um funcionário pelo braço e insultou os colegas.
Continue a ler esta notícia