Venezuela: Maduro já assina como «presidente interino» - TVI

Venezuela: Maduro já assina como «presidente interino»

Sucessor natural de Chávez assume a transição

É o primeiro documento oficial assinado por Nicolás Maduro, que se auto-intitula «presidente interino» após a morte de Hugo Chávez. O decreto serve para decretar luto nacional durante os próximos sete dias, altura em que as bandeiras nacionais devem estar a meia haste. Também proibido o consumo de álcool, porte de armas ou a organização de quaisquer atividades recreativas.

A procuradora-geral da Venezuela, Celia Flores, anunciou que Nicolas Maduro assumirá as funções do presidente até as eleições presidenciais, que se realizam dentro de 30 dias. Segundo Flores, todas estas decisões respeitam a constituição.

Entretanto, o corpo do presidente Hugo Chávez continua em câmara-ardente no Salão de Honra da Academia Militar de Caracas, por onde passam milhares de venezuelanos. O velório foi iniciado por várias personalidades da política, entre elas o presidente interino, Nicolás Maduro, e os líderes de Argentina, Cristina Kirchner, Uruguai, José Mujica, e Bolívia, Evo Morales, antes da abertura da câmara-ardente ao público.

O féretro com os restos mortais de Chávez chegou no final da tarde à Academia Militar de Caracas, considerada o seu segundo lar e berço da vocação política do «comandante». O corpo do líder venezuelano será enterrado esta sexta-feira à tarde.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE