México: desastre natural - TVI

México: desastre natural

  • Portugal Diário
  • 8 nov 2007, 23:37
Cheias no México (EPA)

Cheias são maior desastre desde furacão Wilma em 2005

Relacionados
As cheias que inundaram 80 por cento do Golfo do México e que forçaram a evacuação de centenas de milhar de pessoas foram o maior desastre natural desde o furacão que destruiu Cancun e Cozumel em 2005, escreve a Lusa.

Entretanto, a Associação Mexicana da Indústria dos Seguros afirmou num comunicado esta quinta-feira que as reclamações por danos materiais devido às inundações no Estado de Tabasco foram estimadas em 473 milhões de euros, um valor que não inclui os segurados individuais com protecção sobre cheias.

Em Cancun e em Cozumel, com grandes complexos turísticos, afectados há dois anos pelo furacão Wilma, as reclamações chegam aos 1,2 mil milhões de euros.

Cerca de 80 por cento de Tabasco ficou debaixo de água, quase 500 mil pessoas têm as suas casas danificadas ou destruídas e 23 mil veículos foram afectados, segundo a associação de seguros.

Dezenas de milhar de pessoas continuam em abrigos improvisados, em telhados e nos pisos mais elevados das suas casas à espera que o nível das águas desça.

As chuvas torrenciais também causaram cheias no Estado de Chiapas, no Sul do México, onde os bombeiros continuam a tentar encontrar 21 pessoas que desapareceram num deslizamento de terras no domingo.

Até agora foram recuperados quatro corpos da água e da lama que arrasaram a pequena localidade de San Juan Grijalva, com cerca de 600 habitantes.
Continue a ler esta notícia

Relacionados