Chimpanzé apanhado a dar os primeiros passos longe da mãe - TVI

Chimpanzé apanhado a dar os primeiros passos longe da mãe

Nova «pintora» abala artes plásticas japonesas

Cena aconteceu nas montanhas do Parque Nacional de Mahale, na Tanzânia, em África

O fotógrafo Konrad Wothe capturou o momento em que um chimpanzé bebé deu os primeiros passos nas montanhas do Parque Nacional de Mahale, na Tanzania, em África, longe da segurança da mãe.

De acordo com jornal «Daily Mail», por detrás da tenra idade, o corajoso chimpazé bebé parecia um pouco instável, quando os seus pés se aproximavam decididamente da câmara, numa tentativa de mostrar a sua confiança.

Mas a coragem acabou por se desvanecer e o bebé voltou para a segurança da sua família.

«Assim que os bebés atingem os seis meses de idade, eles começam logo a explorar o terreno, deixam a segurança da mãe e começam subir as árvores», explicou o fotógrafo Konrad Wothe.

«O bebé estava a tentar intimidar-me com ataques curtos, mas antes de chegar até a mim, correu de volta para a mãe e começou a fazer caretas», acrescentou.

«Cada turista, ou fotógrafo, tem um tempo limitado com os macacos. Só é permitido estar com eles durante uma hora por dia, por isso, fico muito feliz quando encontro um grupo de chimpanzés, e ainda mais se, entre eles, estiver um bebé», sublinhou o fotógrafo.



Já em 2009, Flint, um bebé chimpanzé, mostrou os seus primeiros passos num documentário «Povos da Floresta: Os chimpanzés de Gombe» [vídeo], de Hugo van Lawick, que gravou em parceria com a sua mulher, Jane Goodall.

Hugo passou cerca 20 anos na selva, a acompanhar várias gerações de uma família de macacos.

O documentário, segundo a legenda do YouTube, é um dos melhores documentários alguma feitos.
Continue a ler esta notícia