Começou na cidade de Wuhan, no centro da China, mas depressa se espalhou por todo o mundo. O coronavírus já está em 23 países.

O epicentro da epidemia do novo coronavírus (2019mCov) está localizado na cidade de Wuhan, na República Popular da China, país onde já há 362 mortos sendo que mais 17 mil pessoas se encontram infetadas.

A Organização Mundial de Saúde declarou esta quinta-feira o novo coronavírus como emergência de saúde pública global. O Comité de Emergência da organização esteve reunido em Genebra, na Suíça. Relembre outras epidemias que também foram consideradas emergências de saúde pública.

Além da China e dos territórios chineses de Macau e Hong Kong, há pelos menos 100 casos confirmados do novo coronavírus em mais de 20 países - na Tailândia, Japão, Coreia do Sul, Taiwan, Singapura, Vietname, Nepal, Malásia, Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Austrália, Finlândia, Emirados Árabes Unidos, Camboja, Filipinas, Índia, Sri Lanka, Reino Unido, Rússia, Suécia, Espanha e Bélgica.

António Guimarães / Atualizada a 04/02