Montanhistas chineses sobem Monte Everest durante pandemia - TVI

Montanhistas chineses sobem Monte Everest durante pandemia

Chineses escalam Everest durante pandemia

De acordo com a imprensa, a equipa dirigiu-se à montanha para fazer novas medições

Uma equipa de investigadores chineses escalou o Monte Everest, tornando-se os únicos a subir a montanha, durante a pandemia do novo coronavírus.

A imprensa chinesa noticiou que a equipa encontra-se na montanha para medir a altura do Evereste, que fica na fronteira entre a China e o Nepal.

Até agora, a China coloca o monte quatro metros abaixo daquilo que o seu vizinho Nepal afirma. O terramoto de 2015 pode ter tido algum impacto nestas medições.

Este ano, ambos os países baniram montanhistas de subir ao cume da montanha, devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus.

A china permitiu apenas os seus próprios cidadãos durante esta primavera, enquanto o Nepal cancelou mesmo todas as expedições.

A equipa chinesa começou a escalada em abril e o caminho até ao cume tem sido adiado devido ao mau tempo.

Mas imagens divulgadas pela CCTV já mostram os investigadores a trabalhar no pico da montanha, apesar do tempo adverso.

“Após chegarem ao pico, os membros da equipa começaram a erguer equipamentos científicos, numa zona que mede menos de 20 metros quadrados”, como reportado por uma agência de notícias chinesa, citada pela BBC.

Medir novamente o Evereste

A China mostra a altitude do Evereste em 8.844 metros, depois de ter efetuado medições em 2005, mas o Nepal diz que são 8.848 metros, uma medição efetuada ainda durante o domínio britânico colonial.

Os efeitos do terramoto de 2015 ainda estão por determinar.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE