Navios chineses voltam a "entrar" em águas do Japão - TVI

Navios chineses voltam a "entrar" em águas do Japão

  • ALM com Lusa
  • 30 dez 2019, 10:07
Protestos chineses contra o Japão (Reuters)

País mantém uma disputa com Pequim sobre a soberania das Senkaku (Diaoyu em chinês), administradas por Tóquio

O Japão denunciou hoje a incursão de quatro navios chineses em águas territoriais sob administração nipónica, no 32.º incidente deste género registado este ano nas remotas Ilhas Senkaku.

De acordo com a emissora pública NHK, que cita fontes da Guarda Costeira japonesa, os navios chineses entraram hoje de manhã nas águas da Ilha Kuba, a segunda maior das Ilhas Senkaku.

O Japão mantém uma disputa com Pequim sobre a soberania das Senkaku (Diaoyu em chinês), administradas por Tóquio, mas reivindicadas por Pequim.

A tensão entre os dois países aumentou após a construção de ilhas artificiais e instalações militares, por parte de Pequim, no Mar do Sul da China. A China reivindica quase todo o Mar do Sul da China, apesar das reivindicações dos países vizinhos.

Nos últimos anos, construiu sete recifes em ilhas artificiais, capazes de receber instalações militares. As novas ilhas ficam próximas de outras ocupadas pelo Vietname, Filipinas e Taiwan.

Malásia e o Brunei são outros dos territórios que disputam a jurisdição sobre ilhas e recifes, ricos em pesca e potenciais depósitos de combustíveis fósseis.

Continue a ler esta notícia