Nove pessoas da mesma família morrem intoxicadas após refeição de noodles - TVI

Nove pessoas da mesma família morrem intoxicadas após refeição de noodles

Noodles

Três crianças sobreviveram por se terem recusado a comer a massa. Disseram que tinha "um sabor estranho"

Nove membros da mesma família morreram intoxicados depois de terem comido noodles congelados.

Tudo aconteceu no dia 5 de outubro, na cidade de Jixi, na província de Heilongjang, mas só dois dias depois é que as sete primeiras mortes foram confirmadas pela polícia local.

A oitava morte ocorreu no dia 9 de outubro. Nessa altura, uma mulher continuava no hospital a lutar pela vida, mas acabou também por falecer, no passado dia 19.

De acordo com as autoridades, três crianças sobreviveram por se terem recusado a comer a refeição, devido a um “sabor estranho”.

A polícia revelou que a típica massa chinesa estava congelada há mais de um ano e que o envenenamento foi causado por ácido bongcréquico.

O ácido em questão é a principal causa de envenenamento por farinha fermentada e produtos de arroz. É extremamente tóxico, resistente a altas temperaturas e não pode ser removido mesmo se bem cozido.

Pode causar sérios danos a muitos órgãos humanos, incluindo fígado, rins, coração e cérebro. Atualmente, não existe um antídoto específico. Uma vez dado o envenenamento, a taxa de mortalidade pode chegar de 40 a 100%”, explicou Gao Fei, diretor de segurança alimentar do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças de Heilongjiang, ao China News Service.

Continue a ler esta notícia