Cerca de 3.000 pessoas retiradas após forte tempestade no Brasil - TVI

Cerca de 3.000 pessoas retiradas após forte tempestade no Brasil

  • .
  • SS
  • 9 jul 2020, 07:47
Forte tempestade no sul do Brasil

A precipitação intensa no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, que faz fronteira com o Uruguai e Argentina, causou danos materiais, inundações e bloqueios de estradas, indicaram quarta-feira as autoridades

Uma forte tempestade no sul do Brasil, a segunda em apenas uma semana, provocou a morte a pelo menos uma pessoa e cerca de 3.000 pessoas tiveram de ser retiradas devido a um deslizamento de terra.

A precipitação intensa dos últimos dois dias no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, que faz fronteira com o Uruguai e Argentina, causou danos materiais, inundações e bloqueios de estradas, indicaram quarta-feira as autoridades.

De acordo com o último relatório da Defesa Civil, pelo menos 3.020 pessoas foram obrigadas a abandonar temporariamente as suas casas.

A cidade mais afetada é São Sebastião do Caí, onde cerca de 1.730 residentes foram retirados devido à inundação do rio que atravessa o município e cujo nível se espera que continue a subir nas próximas horas.

Na capital regional, Porto Alegre, várias partes da cidade ficaram parcial ou totalmente bloqueadas pelas cheias.

Esta é a segunda grande tempestade a atingir a região sul do Brasil em uma semana.

Na semana passada, outra frente de chuva causou sérios danos em cerca de 150 cidades no estado vizinho de Santa Catarina, com ventos de mais de 100 quilómetros por hora.

A tempestade bloqueou parcial ou totalmente 25 estradas e causou danos estruturais em cerca de 230 escolas e em pelo menos 3.200 casas, bem como danos na rede elétrica.

Segundo o Gabinete do Governador de Santa Catarina, 1,5 milhões de pessoas ficaram sem eletricidade em todo o estado.

Entre 30 de Junho e 1 de julho, os Bombeiros de Santa Catarina receberam quase 5.000 chamadas de alerta.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos