Cerca de 2 mil pessoas foram retiradas das regiões da costa norte da Austrália por causa da chegada do ciclone Trevor, avançou esta quinta-feira a agência Associated Press (AP).

De acordo com o Escritório de Meteorologia do Governo Australiano, a tempestade tropical está intensificar-se e aproximar-se da costa do país. Estão previstas chuvas fortes e inundações, o que já levou ao cancelamentos de voos.

Trajetória do Ciclone Trevor. Fonte: Australian Government Bureau of Meteorology

Adam Morgan, um meteorologista australiano, disse, segundo a AFP, que o Ciclone Trevor, que está classificado como de categoria 2, deve mudar ainda esta quinta-feira para a categoria 3. No sábado, a tempestade pode mesmo chegar ao nível 4, ao atingir ventos de mais de 200 km/h.

As águas quentes do Golfo e as condições favoráveis ​​na atmosfera significam que não há como evitar que o ciclone Trevor se torne um ciclone grande, poderoso e extremamente perigoso. Trevor deve atingir a categoria 3 ainda esta tarde e alcançar a intensidade da categoria 4 a partir de sexta-feira”, informou o meteorologista.

O estado de emergência foi decretado na região do Golfo de Carpenter e as pessoas que moram em áreas remotas e comunidades indígenas já foram retiradas de helicóptero e transportadas até a capital da região, Darwin.

Ciclone Verônica ganha intensidade

No oeste do país, o ciclone Verónica também está a intensificar-se e já passou da categoria 1 para a categoria 4, com ventos de 195 km/h. Espera-se que atinja a costa da região de Pilbara, com rajadas de ventos, marés altas e chuvas fortes, que podem causar graves inundações.

O Escritório de Meteorologia do governo australiano prevê que o ciclone atinja a categoria 5, informou a meteorologista Andrea Peace. 

Este ciclone perigoso está a mover-se lentamente. Continuará em direção ao sul-sudoeste hoje e irá intensificará-se para um ciclone de categoria 5. Na sexta-feira, espera-se que dê mude de direção e se dirija para a costa de Pilbara e, embora possa enfraquecer para a categoria 4 antes de chegar à costa, é provável que cause um impacto severo no fim de semana. Rajadas de vento a 100 km / h podem começar a desenvolver-se na costa entre Pardoo e Mardie já na noite de sexta-feira. O alerto já foi emitido", explicou.

 

Trajetória do Ciclone Verônica. Fonte: Australian Government Bureau of Meteorology