O mistério da gruta subaquática com quase 200 vasos romanos em Maiorca - TVI

O mistério da gruta subaquática com quase 200 vasos romanos em Maiorca

  • AE
  • 18 fev 2020, 14:45
Ânforas em gruta de Maiorca

Projeto multidisciplinar está a investigar uma gruta na baía de Alcudia, onde foi encontrado um local romano

Quase 200 ânforas (vasos romanos) foram descobertas na baía de Alcudia, em Maiorca, numa gruta chamada Fuente Ses Aiguades. Segundo avança o EL País, muitas delas estão partidas e não são possíveis de recuperar.

De acordo com os investigadores, as ânforas poderão ter sido ali deixadas através de um sistema de roldanas e cordas pelos marinheiros dos navios que, desde antes do século II a. C., faziam a rota que unia a Península Itálica à Península Ibérica se fundeavam e ali se abasteciam com água.

Manel Fumás, co-diretor do projeto IASCM (Investigação Arqueológica Subaquática nas Cavernas de Maiorca), afirma que os resultados do laboratório permitirão saber qual a idade exata dos objetos e responder a “perguntas até ao momento sem resposta”.

Os resultados do estudo serão conhecidos ainda este ano e determinarão se a gruta foi utilizada como refúgio, como um santuário médico ou se era apenas um local de abastecimento de água.

"O mistério está no porquê de tantas ânforas. Não é normal. Pode cair uma quando a corda parte, mas não 200 ", diz Manel Fumás.

Alguns investigadores, como Enric Colom, do Instituto Catalão de Arquitetura Clássica, acreditam que o local podia ser um santuário associado à navegação e que as ânforas eram ofertas a algum deus.

A gruta foi descoberta pela equipa científica de Xisco Gràcia há quase 20 anos que conseguiu recuperar 189 ânforas e outros recipientes identificados como pertencentes à época romana republicana e islâmica e dos séculos XVIII e XIX. No mesmo local, foram também encontrados restos de um Myotragus, uma espécie caprina que desapareceu há 5.000 anos.  

O projeto IASCM é realizado pela Associação Nacional de Arqueologia Subaquática (Sonars), Submaris, SEB e Explorextrem.

Continue a ler esta notícia