Gémeas siamesas veem-se uma à outra pela primeira vez após separação - TVI

Gémeas siamesas veem-se uma à outra pela primeira vez após separação

Intervenção cirúrgica inédita em Israel e rara no mundo foi bem-sucedida, no entanto os próximos dias serão decisivos para o processo de recuperação

Duas gémeas siamesas, de apenas um ano, que nasceram unidas pela parte de trás da cabeça, foram separadas, com sucesso, durante uma complicada cirurgia no hospital Soroka, em Beersheba, Israel.

A operação exigiu meses de preparação, durou mais de 12 horas e envolveu dezenas de especialistas de Israel e do estrangeiro. Foi, ainda, planeada com modelos 3D e tecnologia de realidade virtual.

Esta é uma operação rara e complexa, que foi realizada apenas 20 vezes no mundo. Esta foi a primeira vez em Israel", afirmou Mickey Gideon, diretor de neurocirurgia pediátrica daquele hospital, em comunicado.

Após a operação, as bebés puderam, pela primeira vez, olhar uma para a outra.

Segundo os médicos, a intervenção correu "como esperavam", no entanto "os próximos dias serão críticos para o processo de recuperação".

Em Portugal, há 43 anos, a equipa do cirurgião Gentil Martins conseguiu separar com êxito o primeiro caso de gémeas siamesas no país.

 
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE