Catalunha: ex-ministra exilada na Escócia entrega-se às autoridades - TVI

Catalunha: ex-ministra exilada na Escócia entrega-se às autoridades

  • AM/SS - atualizada às 15:53
  • 28 mar 2018, 11:06

Clara Ponsati, ex-conselheira do Governo Regional da Catalunha, era alvo de um mandado de captura europeu. Foi, entretanto, libertada sob caução. Também esta quarta-feira a polícia nacional espanhola deteve dois agentes dos Mossos d'Esquadra que acompanhavam Carles Puigdemont quando este foi detido pelas autoridades alemãs

A ex-conselheira do governo regional da Catalunha, Clara Ponsati, alvo de um mandado de captura europeu, entregou-se, esta quarta-feira, numa esquadra de Edimburgo. Ponsati foi, entretanto, libertada sob caução. 

O advogado da ex-ministra, Aamer Anwar, explicou que a decisão de Ponsati foi tomada para que se organize um referendo, alegando "perseguição política".

Ponsati conseguiu cerca de 135.000 euros através de uma iniciativa de angariação de fundos pela Internet (crowdfunding) para pagar as despesas da sua defesa e saiu em liberdade pelas 16:00. 

A antiga responsável pela pasta da Educação na Catalunha vai agora contestar a sua extradição para Espanha, onde é acusada de rebelião e utilização indevida de fundos públicos, na sequência do referendo, considerado ilegal pelo governo central, e da declaração de independência.

Também esta quarta-feira a polícia nacional espanhola deteve dois agentes dos Mossos d'Esquadra que acompanhavam Carles Puigdemont quando este foi detido pelas autoridades alemãs.

Xavier Goivoechea Fernández e Carlos de Pedro López foram detidos em Barcelona, segundo o jornal El País

São informações que surgem no dia em que o parlamento catalão aprovou uma resolução para exigir a libertação de políticos presos e revindicou o "direito" de Carles Puigdemont, Jordi Sànchez e Jordi Turull, todos em prisão preventiva, de serem investidos como presidentes da Generalitat. 

Continue a ler esta notícia