Meio milhão de mexilhões dão à costa já cozinhados - TVI

Meio milhão de mexilhões dão à costa já cozinhados

  • AE
  • 18 fev 2020, 16:56
Mexilhões

Mexilhões encontrados numa praia da Nova Zelândia morreram na sequência de uma onda de calor

Centenas de milhares de mexilhões foram encontrados mortos numa praia no norte da Nova Zelândia.

De acordo com especialistas, citados pelo La Vanguardia, a morte deste tipo de moluscos bivalves foi provocada por uma onda de calor que praticamente cozeu os mexilhões durante a maré baixa.

Brandon Ferguson, o pescador que descobriu os mexilhões mortos, partilhou o fenómeno no seu perfil de Facebook.

 

Cheirava a marisco podre. Alguns dos mexilhões estavam vazios, outros estavam mortos. Uns simplesmente flutuavam na água", disse o pescador ao Business Insider.

O pescador estima que, só no areal, estivessem cerca de quinhentos mil mexilhões.

Andrew Jeffs, biólogo marinho da Universidade de Auckland, explicou que os mexilhões são muito importantes para o ambiente da costa a Nova Zelândia. No entanto, o cientista acredita que, provavelmente, desaparecerão das áreas de recife, uma vez que as condições se tornarão cada vez mais adversas, especialmente durante o verão.

Um período excepcional de clima quente, combinado com marés baixas durante o meio do dia, expôs frutos do mar", explicou Andrew Jeffs.

 

Os especialista alerta também que poderão morrer mais mexilhões, à medida que os efeitos da alterações climáticas acelararem.

“Em breve, mais vida marinha será afetada pelas mudanças climáticas e pouco poderá ser feito para proteger os moluscos vulneráveis, além de medidas de proteção "manual", como a instalação de toldos para fazer sombra: uma medida impraticável e irrealista", acrescentou Andrew Jeffs.

O Ministério das Indústrias Primárias da Nova Zelândia assegura que está a investigar a situação e aconselha as pessoas a não apanhar os mexilhões afetados.

Continue a ler esta notícia