Trump goza com Greta Thunberg em lágrimas: "Parece uma jovem muito feliz" - TVI

Trump goza com Greta Thunberg em lágrimas: "Parece uma jovem muito feliz"

  • HMC
  • 24 set 2019, 12:16
O discurso emocionado de Greta Thunberg na cimeira da ONU

Discurso da ativista de 16 anos nas Nações Unidas, na cimeira do clima, foi alvo de sarcasmo por parte do presidente dos Estados Unidos

Relacionados

Donald Trump, o presidente dos EUA, publicou um tweet sarcástico na manhã desta terça-feira, dirigido a Greta Thunberg, a ativista climática de 16 anos.

No comentário, ao qual juntou o excerto do discurso da jovem sueca na Cimeira do Clima, Trump escreveu: “Parece uma jovem muito feliz que ambiciona um futuro maravilhoso. Tão bom de se ver!”

Em Nova Iorque, Trump e Greta cruzaram-se por breves instantes, quando o presidente dos Estados Unidos estava a entrar para uma reunião sobre liberdade religiosa. Donald Trump decidiu não participar na Cimeira do Clima que decorreu no mesmo dia.

Observando Trump a passar por ela, a expressão de Greta captou a atenção do candidato democrático à presidência norte-americana, Julián Castro, que, no Twitter, se manifestou solidário.

“Penso que muitos de nós conseguem rever-se [naquele olhar]”, escreveu

I think a lot of us can relate.

pic.twitter.com/NgOqVZ3Ym6

— Julián Castro (@JulianCastro) September 23, 2019

A ativista sueca disse aos líderes mundiais na cimeira das Nações Unidas que não são “maduros o suficiente para serem frontais".

"Estão a falhar-nos. Mas os jovens estão a começar a entender a vossa traição.”

Com os olhos em lágrimas, Greta Thunberg continuou.

 “Vocês roubaram-me os sonhos e a minha infância com as vossas palavras vazias. Os olhos de todas as futuras gerações estão postos em vocês. Se escolherem falhar-nos, nunca vos vamos perdoar. Não vos vamos deixar sair impunes. Aqui e agora é onde nós fixamos o limite”, afirmou a ativista que começou o movimento global School Strike.

Greta Thunberg inspirou milhões de pessoas em todo o mundo - especialmente jovens - a participarem na Greve Global Climática e a exigirem mudanças concretas para lutar contra as alterações climáticas.

Nobel da Paz para... Trump

O tweet de Donald Trump sobre Greta não foi a única polémica do dia. O presidente dos EUA afirmou, também, que merecia receber o Prémio Nobel da Paz por “várias coisas”, mas que ainda não foi galardoado porque o prémio não é atribuído de forma justa.

Eu acho que poderia receber o Prémio Nobel por várias coisas se eles o dessem de forma justa, que não dão”, afirmou Trump durante uma reunião com primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, nas Nações Unidas.

Trump também criticou a decisão de terem entregado o Nobel da Paz a Barack Obama, em 2009.

“Deram um ao Obama”, disse Trump, afirmando que o ex-presidente “não faz ideia” porque o recebeu

“Essa era a única coisa que ele e eu concordávamos.”

Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE