Técnico do Peru esteve na mira de Escobar: «O amor pelo futebol salvou-o» - TVI

Técnico do Peru esteve na mira de Escobar: «O amor pelo futebol salvou-o»

Ricardo Gareca

Gareca disse desconhecer que esteve debaixo de olho do barão da droga colombiano

Ricardo Gareca, selecionador do Peru, esteve perto de morrer quando entre 1985 e 1988 jogava na Colômbia, tudo por causa da guerra entre os cartéis de droga de Medellín e Cali.

Sabe-se agora que o barão da droga, Pablo Escobar, projetou um ataque ao América, antigo clube de Gareca, como vingança pela bomba colocada pelo Cartel de Cali no carro de alguns familiares, mas que desistiu pela paixão que tinha ao futebol.

A história foi contada por John Jairo Velásquez, antigo sicário de Escobar, numa entrevista ao jornal peruano El Popular: «Ricardo Gareca esteve sempre na mira de Pablo Escobar, no entanto nunca chegaram até ele. O que o salvou foi o amor do ‘Patrón’ pelo futebol. Pensou-se em colocar-lhes um carro bomba a ele e a todos os jogadores do América de Cali.»

Ainda assim, o treinador argentino, veio agora dizer que nunca soube disso: «O que posso dizer sobre a Colômbia é que vivi lá anos sensacionais. Essas coisas dizem-se agora, 25 anos depois, e não tenho o mínimo conhecimento sobre elas.»

Continue a ler esta notícia