Várias localidades dos Estados Unidos e do Canadá estão em alerta devido a uma forte presença de ursos junto dos centros urbanos. As autoridades do Colorado afirmam ter registado 35 invasões a veículos e 9 a residências nos últimos dias. 

O episódio mais recente deixou um buraco na parede de uma habitação. Um urso entrou na casa à procura de comida e saiu fazendo um buraco na estrutura. A confirmação veio da Polícia de Estes Park, que acredita que o urso terá sido atraído pelo cheiro a comida.

Esta invasão está a deixar a polícia e os parques em alerta. Várias são as recomendações à população para evitar um encontro com estes animais.

Para vossa segurança, e para a dos ursos, por favor fechem e tranquem todas as janelas e portas das vossas casas e carros. Façam disso uma rotina e confirmem que está tudo fechado antes de irem para a cama ou deixarem a casa", alertou a Colorado Parks & Wildlife.

Os ursos são atraídos pelo cheiro a lixo e a comida, e não parecem ter quaisquer problemas em aproximarem-se das zonas residenciais. Várias imagens mostram os animais a rondar os lixos ou mesmo a sair de carros.

 

As autoridades deixam os seguintes conselhos:

  • tranquem os carros e as casas
  • fechem o lixo
  • removam tudo o que possa atrair ursos
  • mantenham a vossa propriedade limpa
  • mantenham as vossas tendas ou locais de campismo limpos
  • usem embalagens à prova de ursos
  • mantenham as habitações livres do cheiro a comida 

 A "época dos ursos" atinge várias cidades dos Estados Unidos e Canadá todos os anos, mas o problema parece ser mais grave este verão.

Algumas imagens mostram como ficou um dos carros depois da passagem de um urso.

Além dos ursos, os parques do Colorado também emitiram recentemente um aviso para a presença de onças em zona urbana.

 
/ AG