Portugal eleito membro do Conselho de Segurança da ONU - TVI

Portugal eleito membro do Conselho de Segurança da ONU

Canadá retirou candidatura depois de na segunda volta Portugal ter obtido 113 votos e o Canadá 78

Relacionados
Portugal foi eleito esta terça-feira membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas para o biénio 2011-12, com 150 votos, à terceira volta.

Portugal e Canadá não obtiveram o número de votos suficientes para ser eleitos, na segunda ronda da votação. Em 192 votantes, Portugal teve 113 votos e o Canadá 78.

No entanto, após a segunda volta da votação o Canadá retirou a sua candidatura, abrindo o caminho para Portugal, que acabou por obter a maioria de dois terços dos votos necessários para formalizar a entrada no conselho de Segurança como membro não-permanente.

A Alemanha foi eleita à primeira volta para um dos dois lugares em disputa no agrupamento da Europa Ocidental e Outros.

O Conselho de Segurança (CS) é composto por quinze membros: cinco permanentes com direito de veto - China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia - e dez não-permanentes.

ONU: Cavaco «satisfeito» com eleição de «sucesso»

A cada ano, em outubro ou novembro, são eleitos pela Assembleia-Geral cinco membros não-permanentes para mandatos de dois anos que se iniciam a 01 de Janeiro seguinte. A cada um dos 192 países representados na Assembleia corresponde um voto.

Os membros não-permanentes, ou eleitos, distribuem-se por grupos regionais: África (3), América Latina e Caraíbas (2), Ásia (2), Europa Ocidental e Outros (2) e Europa de Leste (1). O grupo a que Portugal concorreu inclui, além dos países da Europa Ocidental, o Canadá, a Austrália e a Nova Zelândia.

A presidência do CS é exercida rotativamente pelos seus 15 membros por períodos de um mês, seguindo a ordem alfabética dos países na língua inglesa.

A partir de 01 de Janeiro o grupo dos dez membros não-permanentes passa a integrar: Brasil, Bósnia-Herzegovina, Gabão, Líbano e Nigéria, eleitos em Outubro de 2009, e a África do Sul, Alemanha, Brasil, Índia e Portugal.

Esta será a terceira vez que Portugal tem assento no CS, depois de ter sido eleito para os biénios de 1979-80 e de 1997-98.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE