Chile: Sampaoli recebeu prémio da Copa América em paraíso fiscal - TVI

Chile: Sampaoli recebeu prémio da Copa América em paraíso fiscal

Jorge Sampaoli (Reuters)

Além disso, justificou-o como direitos de imagem de forma a pagar menos impostos

Relacionados
O selecionador do Chile recebeu o prémio pela conquista da Copa América, cerca de 5,5 milhões de euros, através de um paraíso fiscal. Essa foi a conclusão a que chegou o Ciper (Centro de Investigações Jornalísticas), que revelou que o montante do pagamento foi acordado dois meses após o título e foi feito através de três empresas com sede nas Ilhas Virgens.
 
Além disso, com a agravante desse montante ter sido justificado como verba por direitos de imagem, de forma a tanto Jorge Sampaoli como a restante equipa técnica pagarem menos impostos do que o prémio de desempenho. Facto que obrigou a Associação Nacional de Futebol Profissional (ANFP) a corrigir a situação fiscal e com isso pagar mais cerca de 460 mil euros para regularizar o contrato junto do Serviço de Impostos Internos (SII).
 
Segundo a mesma fonte, a iniciativa partiu do ex-presidente da ANFP, Sergio Jadue, envolvido nos escândalos de corrupção na CONMEBOL. Jadue terá tentado convencer Sampaoli a aceitar a verba adicional, mas o técnico rejeitou e justificou que a norma inicial tinha sido proposta pela entidade patronal.
 
Estas questões levaram também a que se fizesse um novo contrato com o selecionador e o novo inclui uma série de regalias como telefone sem limites nacionais e internacionais, viagens pagas em classe executiva e até o arrendamento da casa. Algo que está a gerar polémica no país, onde se fala da possível saída do selecionador.
Continue a ler esta notícia

Relacionados