Coreia do Norte: imagens de satélite mostram movimento no reator nuclear - TVI

Coreia do Norte: imagens de satélite mostram movimento no reator nuclear

Também Seul detetou que Pyongyang terá movido um míssil de médio alcance, capaz de atingir alvos na Coreia do Sul e no Japão

Relacionados
A Coreia do Norte já deu início às obras no seu reator nuclear de Yongbyon, após ter anunciado, esta semana, que iria reiniciar a sua atividade, mostram imagens de satélite difundidas pelo Instituto Estados Unidos-Coreia no seu portal eletrónico.

Uma confirmação que chega pouco depois de Coreia do Norte aprova ataque militar «impiedoso» aos EUA

O think tank, da Universidade Johns Hopkins, de Washington, indica na sua página na Internet que as obras de restauração podem ter como objetivo o reinício da atividade no reator, desativado em 2007, na sequência de um acordo firmado no âmbito das conversações a seis com vista à desnuclearização de Pyongyang.

Além disso, o instituto observa que as obras começaram entre meados e fevereiro e finais de março e que o complexo de Yongbyon poderá estar operacional «dentro de semanas, em vez de meses», como se pensava inicialmente, refere a Lusa citando a France Presse.

A Coreia do Norte também terá movido um míssil de médio alcance, capaz de atingir alvos na Coreia do Sul e no Japão, para a sua costa leste, revela a agência noticiosa sul-coreana Yonhap.

O movimento foi detetado tanto pelos serviços de inteligência sul-coreanos como norte-americanos, noticia a Yonhap, citando fontes militares e governamentais.

«Parecia que o objeto era um míssil balístico Musudan de médio alcance», indicou fonte oficial.
Continue a ler esta notícia

Relacionados