Coreia do Norte impede acesso de trabalhadores a fábrica - TVI

Coreia do Norte impede acesso de trabalhadores a fábrica

Complexo industrial de Kaesong era o único projeto comum entre os dois países

Relacionados
A Coreia do Norte impediu o acesso dos trabalhadores sul-coreanos ao complexo industrial de Kaesong, o único projeto de cooperação entre as Coreias, situado em território norte-coreano, revelaram as autoridades sul-coreanas.

Apesar das recentes ameaças de Pyongyang de encerrar o complexo, o regime de Kim Jong-un tinha vindo a autorizar, até à data, a entrada e saída dos trabalhadores e de veículos de transporte de carga da Coreia do Sul através da passagem pela zona desmilitarizada que divide os dois países.

«Nós não recebemos qualquer resposta por parte da Coreia do Norte», declarou, à agência Efe, uma porta-voz do Ministério da Unificação de Seul que, à semelhança do que sucede todas as manhãs, solicitou autorização a Pyongyang para que deixasse as centenas de trabalhadores sul-coreanos atravessarem a fronteira, num pedido efetuado por telefone.

É a primeira vez que isso acontece desde 2009, quando fechou a fronteira durante três dias. Mais uma acha para a fogueira das relações tensas entre o Norte e o Sul, depois da declaração de guerra de Pyongyang a Seul e aos Estados Unidos.

Centenas de camiões ficaram retidos na fronteira.Por seu turno, os trabalhadores que passaram a noite no complexo, têm autorização para sair da Coreia do Norte e voltar para o Sul. Dos cerca de 800 que estavam do lado Norte da fronteira, três dezenas optaram por regressar a casa de imediato.

As autoridades do Norte não informaram quanto tempo se vai manter esta proibição dos sul-coreanos entrarem no país. Resta saber se o projeto de cooperação entre as duas Coreias parece ter os dias contados. O complexo alberga mais de 120 empresas, a maioria nas mãos de empresário sul-coreanos, acrescenta o «New York Times».
Continue a ler esta notícia

Relacionados