Caça a rinoceronte em vias de extinção gera polémica - TVI

Caça a rinoceronte em vias de extinção gera polémica

Corey Knowlton (Reprodução Facebook)

Corey Knowlton venceu um leilão, em 2014, para matar um rinoceronte negro na Namíbia. O objetivo do leilão era angariar dinheiro para… salvar espécies em vias de extinção

O norte-americano Corey Knowlton venceu um leilão, em janeiro de 2014, para caçar um rinoceronte negro na Namíbia. Corey pagou 350 mil dólares (cerca de 312 mil euros) para matar um animal e agora é ameaçado de morte e teve mesmo de contratar seguranças.
 
O rinoceronte foi finalmente morto na segunda-feira, quase 18 meses após o polémico leilão, e Corey Knowlton permitiu que uma equipa da CNN acompanhasse a caçada.
 

“Nesta altura, já o mundo inteiro sabe sobre a caçada. Acho que é muito importante que as pessoas saibam que foi levada a cabo da maneira correta, quase da forma mais científica que pode acontecer”, justificou Corey a presença das câmaras, assim que chegou a África.

 
 
O leilão, organizado pelo Clube de Safari de Dallas tinha como objetivo angariar dinheiro para proteger espécies em vias de extinção, nomeadamente o rinoceronte negro africano, considerado uma espécie ameaçada.
 
Estima-se que não haja mais de 4 mil rinocerontes negros em ambiente selvagem.
 

"Sou um caçador. Quero ter essa experiência com o rinoceronte negro. Se eu for lá e atingir um ou não com um disparo não está em discussão", disse Corey Knowlton, em declarações à estação de televisão WFAA, na altura do leilão.

 
Knowlton, de 36 anos, vive em Royse City, a  cerca de 48 km de Dallas, e trabalha como guia de viagens internacionais de caçada para uma companhia baseada na Virgínia, a Hunting Consortium.
 
Os organizadores do leilão já tinham sido ameaçados, antes mesmo de realizarem o sorteio. Era suposto os vencedores ficarem no anonimato, mas o nome de Corey acabou divulgado no Facebook. Desde então, ele e a família são ameaçados. " Eles querem matar-me. Querem matar meus filhos. Querem tirar as nossas peles ainda vivos
”, disse, em declarações à KTVT.
 
Os organizadores argumentam que o rinoceronte morto esta segunda-feira era um macho velho, que já não podia procriar e que provavelmente seria sacrificado de qualquer forma, porque se tinha tornado agressivo.
 
Knowlton disse acreditar que o dinheiro seria usado para salvar outros rinocerontes e responde aos críticos: “ Não sabem quem sou. Não sabem nada sobre mim. Eles nem entendem o processo.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos