O Gabinete Nacional de Estatística do Reino Unido (ONS, na sigla original) divulgou esta terça-feira um estudo relativo à presença da pandemia Covid-19 no país. Segundo os dados apresentados, o número de mortes é bem superior ao oficial.

Oficialmente, o Reino Unido tem 28.734 mortes relacionadas com o novo coronavírus, segundo dados de 4 de maio avançados pelas autoridades britânicas. A análise do ONS aponta que as mortes até 24 de abril (processadas até 2 de maio) já eram 28.272.

Como refere o estudo, os dados do Sistema Nacional de Saúde britânico relativos ao mesmo período apontavam para apenas 19.033 mortes, enquanto o Departamento de Saúde e Cuidados Sociais referia 21.399 óbitos.

Com efeito, e segundo avança a agência Reuters, citando o mesmo estudo, o Reino Unido contabiliza um total de 32.313 mortes, o que faz com que seja o país com mais vítimas mortais relacionadas com Covid-19, ultrapassando Itália nessa contagem.

A publicação faz parte de uma análise semanal que é realizada pelo ONS, e indica que morreram 21.997 pessoas ao longo da 17ª semana do ano no Reino Unido. Segundo o estudo, isto representa um valor que indica mais 11.539 vítimas mortais em relação à média do mesmo período ao longo dos últimos cinco anos.

António Guimarães