O capitão Tom Moore, veterano com 100 anos que ajudou a angariar milhões de euros para combater a pandemia de covid-19, foi internado na sequência de complicações da doença.

A notícia foi confirmada pela filha através da rede social Twitter, com o veterano da Segunda Guerra Mundial a ser internado num hospital do Reino Unido.

Quero que todos fiquem atualizados... o meu pai foi admitido no hospital", escreveu Hannah.

Tom Moore ficou conhecido depois de ter dado várias voltas ao jardim, em abril de 2020, como forma de angariar fundos para o serviço nacional de saúde britânico. Então com 99 anos, conseguiu recolher quase 34 milhões de euros.

O veterano conseguiu mesmo bater o recorde do Guinness de voltas num jardim, acabando por ser ordenado cavaleiro pela rainha Isabel II.

A filha de Tom Moore explicou que o veterano desenvolveu uma pneumonia nas últimas semanas, tendo acabado por ser diagnosticado com covid-19.

Ele estava em casa connosco até hoje [domingo] quando acabou por precisar de ajuda adicional para respirar. Está a ser tratado numa ala, ainda que não esteja nos cuidados intensivos", acrescentou a filha.

Hannah aproveitou ainda para elogiar o "fantástico" tratamento que está a ser providenciado pelo sistema de saúde britânico. Tom Moore está internado no Hospital de Bedford.

António Guimarães