Covid-19: organizações temem desastre humanitário nos campos de refugiados - TVI

Covid-19: organizações temem desastre humanitário nos campos de refugiados

Dezenas de milhares de migrantes encontram-se retidos nas ilhas gregas. Ativistas temem desastre humanitário com propagação do novo coronavírus

Nos campos de refugiados não há distanciamento social, higienização frequente das mãos ou sequer capacidade hospitalar para acolher casos de Covid-19. Por estes motivos, o eurodeputado espanhol Juan Aguilar pediu à União Europeia ajuda para se evacuar os campos de refugiados das ilhas gregas.

Numa carta dirigida à UE, o presidente da comissão parlamentar das Liberdades Civis do Parlamento Europeu considera que a retirada dos migrantes é “uma medida preventiva urgente” para evitar “muitas mortes”.

No início deste mês, foi confirmado um caso positivo de infeção por covid-19 no campo de Moria.

Uma das principais questões a serem abordadas para evitar a rápida e ampla disseminação do Covid-19 nas ilhas gregas é a evacuação preventiva urgente dos campos superlotados. Se a UE não tomar medidas imediatas, a situação na Grécia e nas ilhas vai tornar-se incontrolável, ​​com risco de haver muitas mortes”, disse o eurodeputado.

Para conter o surto da Covid-19, o governo de Atenas começou a medir a temperatura aos recém-chegados, suspendeu as visitas, proibiu a saída de migrantes dos campos de refugiados, estabeleceu um recolher obrigatório e a medida de que só pode sair uma pessoa por agregado familiar por dia e tem de ser uma saída justificada. A Grécia diz que também foram criadas zonas de quarentena e de recuperação.

Mas estas medidas não tranquilizam as organizações não-governamentais em Lesbos, que denunciam a sobrelotação dos campos. Moria acolhe quase 20 mil pessoas num espaço onde só deveriam estar duas mil.

A União Europeia quer dar prioridade a pessoas com mais de 60 anos e/ou com problemas de saúde, mas não esclareceu se a solução de evacuação dos campos de refugiados passa por outros estados-membros.

Dados oficiais contabilizam mais de 820 casos confirmados de covid-19 na Grécia, 22 pessoas morreram e 53 estão em estado grave.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE