Mundo caminha de forma acelerada para um milhão de casos de Covid-19 - TVI

Mundo caminha de forma acelerada para um milhão de casos de Covid-19

Coronavírus

Foram precisos 67 dias para o número de casos passar de 1 para 100 mil, mas apenas 2 dias para passar dos 300 mil para os 400 mil casos. A pandemia está a avançar de forma exponencial

O aviso foi deixado ontem pela OMS: "A pandemia está a acelerar. É desolador". E os números mostram que de facto, o surto está a avançar de forma descontrolada e exponencialmente.

Com base nos números atualizados pelo Worldometer, um agregador de dados sobre a pandemia, é possível traçar a forma como esta pandemia evolui. O primeiro caso foi tornado público pela China a 31 de dezembro e foram precisos 67 dias para ultrapassar os 100 mil casos.

Desde essa data, o período em que o aumento é de 100 mil casos foi-se reduzindo para 11 dias (100 mil para 200 mil), 4 dias (200 mil para 300 mil) e 2 dias (300 mil para 400 mil). É assim expectável que, mantendo este ritmo de crescimento, até ao final desta semana se ultrapassem os 600 mil casos. A barreira do um milhão de casos pode ser atingida, no máximo, até à primeira semana de abril.

Para isto, basta ter em conta que o ritmo de crescimento está nos 50 mil casos a cada 24 horas. Assim, neste cenário, são precisos 12 dias para atingir o milhão de casos, ou seja dia 5 de abril.

Este número dependerá claro dos efeitos das medidas de contingência tomadas pelos diferentes países, mas os especialistas apontam para um período de 15 dias para as medidas de confinamento terem efeito. E nos países em que os números têm escalado de forma exponencial, como os EUA, ainda são recentes e só de devem fazer notar nos primeiros dias de abril.

Continue a ler esta notícia