OMS estuda ligação entre Covid-19 e doença de Kawasaki em crianças - TVI

OMS estuda ligação entre Covid-19 e doença de Kawasaki em crianças

  • .
  • AG-Atualizada às 19:05
  • 15 mai 2020, 18:14
Coronavírus

Diretor-geral da organização apela aos profissionais de saúde que estejam atentos

A Organização Mundial de Saúde (OMS) procura provas sobre a ligação entre a Covid-19 e a doença de Kawasaki, uma síndrome inflamatória que afeta crianças, revelou esta sexta-feira o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Gjebreyesus.

As hipóteses iniciais indicam que essa síndrome pode estar ligada à Covid-19", afirmou o responsável em conferência de imprensa através da Internet, sublinhando que o estudo desta relação "é crítico e urgente".

Por isso, o líder da OMS apelou a "todos os médicos do mundo para que trabalhem com as suas autoridades nacionais e com a OMS para estarem alerta e melhor se compreender esta síndrome nas crianças".

Esta sexta-feira, na conferência de imprensa diária de atualização do novo coronavírus em Portugal, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, revelou que uma criança infetada com Covid-19 e que desenvolveu síndrome de Kawasaki já teve alta.

Por seu turno, Maria Van Kerkhove, responsável técnica do Programa de Emergência em Saúde da OMS, informou que foram contactados médicos dos países membros da organização para saber qual o conhecimento que tinham sobre a manifestação da doença de Kawasaki em crianças.

Precisamos de mais informação. Em algumas crianças [com a doença de Kawasaki] foi detetada a Covid-19, noutras não. Por isso, não sabemos se estão associadas ou não", assinalou.

Maria Van Kerkhove acrescentou que a doença de Kawasaki é rara, mas que há cada vez mais registos porque "as pessoas estão agora alerta", frisando que "é necessário recolher mais informação para descobrir o que é e desenvolver melhor o tratamento".

Michael Ryan, diretor executivo da OMS, reforçou que "é necessário estudar" a nova doença e perceber "quantas crianças poderão ter esta condição", vincando o apelo à colaboração de todos os países neste trabalho.

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) anunciou que regista cerca de 230 casos de crianças com suspeitas da doença de Kawasaki associada ao novo coronavírus na União Europeia e no Reino Unido.

No total, cerca de 230 casos suspeitos desta nova síndrome inflamatória pediátrica (PIMS-TS) associada à Covid-19 foram registados nos países da UE e da Área Económica Europeia (AEE), que inclui a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega, e no Reino Unido em 2020", informou hoje a agência europeia de saúde pública no seu boletim oficial, adiantando que já houve duas mortes, uma em França e outra no Reino Unido.

França regista 125 casos de PIMS-TS, mais de metade do total registado pelo ECDC.

Continue a ler esta notícia