Bélgica: suspeitas de fraude levam 22 pessoas a tribunal - TVI

Bélgica: suspeitas de fraude levam 22 pessoas a tribunal

Diabos recebidos em festa em Bruxelas

Futebol belga envolto em alegada corrupção desportiva

Relacionados

Vinte e duas pessoas, de um total de 28 interrogadas, vão ter de apresentar-se esta sexta-feira em tribunal, no âmbito de uma operação de combate à fraude no futebol da Bélgica, informou esta quinta-feira o Ministério Público (MP).

Ente as pessoas detidas para interrogatório, estão um árbitro e vários dirigentes de clubes belgas, entre os quais o treinador campeão da época passada pelo Club Brugge, o croata Ivan Leko.

Em causa, está uma investigação que abrangeu, além da Bélgica, outros seis países, por suspeitas de branqueamento de capitais, corrupção e fraude desportiva.

No caso concreto da Bélgica, há pessoas ligadas a nove clubes do país: Anderlecht, Club Brugge, Genk, Kortrijk, Malines, Oostende, Lokeren, Gent e Standard Liège.

O juiz a cargo do processo ordenou, de igual forma, mandados internacionais para deter duas pessoas suspeitas, interrogadas noutros países, informaram porta-vozes do MP, numa conferência de imprensa em Bruxelas.

O escândalo foi revelado publicamente na quarta-feira, quando o MP belga anunciou que a polícia efetuou 60 buscas por suspeitas de fraudes relativas a transferência de futebolistas e manipulação de resultados no principal campeonato belga.

Continue a ler esta notícia

Relacionados